sábado, 11 de julho de 2009

Saude do seu Felino

AS PULGAS E OS RISCOS PARA OS ANIMAIS



Existem cerca de 1900 espécies de pulgas no mundo. No entanto somente uma preocupa a maior parte dos donos de animais: Felis Ctenocephalides, a pulga do gato. Esta é a pulga que nós encontramos nos nossos animais de estimação (gatos, cães, coelhos, e outras espécies) em 99,9% dos casos e a fim de compreender como controlar os danos causados por este animal minúsculo, devemos aprender tudo que pudermos sobre ele.


Que tipo dos danos podem as pulgas causar?


Seria um erro grave pensar simplesmente na pulga como um incómodo. Uma infestação grave por pulgas pode ser letal, especialmente nos animais menores ou mais novos. A pulga do gato não é de forma alguma seletiva sobre o seu anfitrião. As circunstâncias causadas através de infestação por pulgas incluem: Dermatite alérgica da Pulga (lembre-se, as pulgas não fazem animais terem comichão a menos que haja uma alergia da dentada da pulga, anemias e parasitoses). A maioria de proprietários de animal de estimação não têm nenhuma idéia que as pulgas podem matar. Bastantes pulgas podem causar uma perda lenta mas ainda perigosa para a vida, de sangue.

Este é especialmente um problema para os gatos idosos para os quais são permitidos passeios no exterior e gatinhos pequenos. Estes animais não sabem fazer bem a sua higiene e estão frequentemente debilitados por outras doenças. A última coisa com que um animal de estimação geriátrico necessita se preocupar é com uma infestação fatal por pulgas e é especialmente importante que estes animais estejam bem protegidos.

Considere também que, em aproximadamente 90% dos casos onde o proprietário nos diz o animal de estimação não tem pulgas, nós encontram pulgas óbvias durante a consulta.


Mitos sobre as pulgas


O meu animal de estimação não pode ter pulgas porque vive dentro de casa. As pulgas prosperam especialmente bem nas temperaturas amenas das casas.

O meu animal de estimação não pode ter pulgas porque se houver alguma pulga estariam mordendo os donos e a sua família. Esta pulga prefere definitivamente não se alimentar do sangue humano a menos que seja absolutamente necessário. No geral, as pulgas do adulto consideram o sangue humano como uma última escolha e os seres humanos tendem a não ser mordidos a menos que os números da população da pulga sejam elevados.

Nós não temos pulgas porque nós temos somente chão de madeira. As pulgas reproduzem-se nas falhas entre as placas de chão de madeira.

O meu animal de estimação não pode ter pulgas porque eu as veria. Não pode-se esperar ver as pulgas pois os animais, através da lambida, as afastam das zonas mais expostas. Às vezes tudo que nós vemos é a doença característica da pele.


Fases do ciclo de vida da pulga


Existem quatro fases do ciclo de vida da pulga e é importante saber quebrar este ciclo em mais de uma delas.

O OVO, em qualquer altura, representa aproximadamente um terço da população da pulga. A pulga fêmea adulta coloca até 40 ovos diariamente. Os ovos são colocados no anfitrião de onde caem no meio ambiente. Os ovos incubam melhor em humidade elevada e nas temperaturas de 20 a 27 graus.

As LARVAS representam 57% das população de pulgas. As larvas são como as lagartas pequenas que rastejam em torno das pulgas que estão geralmente em sua vizinhança.

As PUPAS representam somente 8%. Este estágio de pupa é muito difícil de eliminar. O casulo é pegajoso e escolhe prontamente a poeira e a sujeira. Dentro do casulo as pupas estão transformando-se na pulga adulta com que nós estamos familiarizados.

A PULGA adulta não emerge automaticamente de seu casulo. Pode manter-se no casulo até que detecte um hospedeiro próximo. As crisálidas maduras podem detectar as vibrações de um hospedeiro detectando o dióxido de carbono, e certos padrões do som e da luz. Na ocasião adequada ele emerge do casulo, com fome e ansioso para encontrar um hospedeiro. Uma vez que encontra um hospedeiro, nunca sairá do mesmo por sua vontade e se separados, morrerá somente em algumas semanas sem uma refeição do sangue. A pulga fêmea começa a produzir ovos dentro de 24-48 horas de sua primeira refeição do sangue e colocará ovos continuamente até que morra. A extensão de vida média da pulga do adulto é 4-6 semanas.


Artigo retirado do site http://www.hospvetprincipal.pt/Pulgas.htm

Primeiros Socorros

Se o gato se machucar ou ficar doente de repente, a sua ação imediata pode salvar-lhe a vida.


Reanimação Cardiopulmonar


Para ser eficiente, a reanimação cardiopulmonar exige rapidez.

- Se o animal parar de respirar, coloque-o do seu lado, abra a boca dele e puxe a língua para um lado. As vias aéreas devem estar desobstruídas.

- Se a boca e as vias aéreas estiverem limpas, feche a boca e coloque a mão em volta do focinho. Assopre delicadamente no nariz e observe o peito inflar. Repita o processo doze vezes por minuto.

- Se o gato estiver sem pulsação, coloque três dedos sobre o coração (mais ou menos na quinta costela) e faça uma pressão média e solte. As costelas devem se comprimir cerca de 2 cm. Repita cinco vezes (se o gato tiver pulsação, mas não estiver respirando, dê-lhe apenas assistência respiratória).

- Faça doze respirações e cinco compressões no peito; continue repetindo até que ele comece a respirar de novo.


Para imobilizar um osso


Um membro quebrado é muito doloroso. Se for possível, não remova o gato até que possa imobilizar o membro.

- Use uma régua, um lápis grosso ou um pedaço de madeira. O ideal é que a madeira não seja maior que a perna do gato.

- Com a gaze, envolva a tala na perna. Não tente esticar a perna: deixe isso para o veterinário.

- Não aperte muito a tala com a gaze para não atrapalhar a circulação.

- Leve o gato ao veterinário o mais rápido possível.


Sangramento


Um sangramento pode ser uma ameaça à vida.

- Se o machucado estiver sangrando, use um chumaço de gaze para fazer uma pressão direta sobre ele até chegar à clínica.

- Se o machucado sangrar continuamente, pressione-o com uma toalha e encare-o como uma emergência grave. Vá imediatamente ao veterinário.

- Se o machucado estiver jorrando sangue, um vaso sanguíneo se rompeu e o gato pode sangrar até a morte. Use um cadarço ou um pedaço de gaze para fazer um torniquete acima da ferida - entre o machucado e o coração. Enrole o torniquete em volta do membro e amarre-o a um lápis, caneta ou régua pequena. Gire a régua de modo que ela aperte o torniquete até que o sangramento diminua. Leve o gato imediatamente à clínica. Se demorar mais de dez minutos para chegar lá, afrouze o torniquete a cada dez minutos para que o sangue circule nesse membro.

Um torniquete pode gerar sérios problemas, porque interrompe a circulação. Só faça um torniquete se a pressão direta não funcionar e o animal estiver correndo o risco de sangrar até a morte.


O Controle


Um animal assustado e machucado pode ferir até mesmo o próprio dono. O modo mais fácil de controlar um gato é com uma fronha. Coloque-o dentro da fronha, deixando apenas a cabeça para fora. Se tiver que cuidar de alguma parte do corpo do gato, enrole-o em uma toalha, cubra seus olhos e deixe descoberta a parte ferida. Isso lhe dará tempo para realizar os cuidados de primeiros socorros. Se cobrir a cabeça do gato, verifique com freqüência se ele pode respirar.



O Transporte


Ao transportar o gato, observe se não está lhe causando ainda mais dor. Coloque algo embaixo dele, como uma bandeja. Para fazer isso, deslize a bandeja para baixo do animal, quase sem movimentá-lo, e leve-o dessa forma até o carro.



Matéria retirada do livro "Cuide bem do seu gato" - Liz Palika - Ed. Publifolha

COMO DENUNCIAR MAUS TRATOS

Caso você veja ou saiba de maus tratos (ex.: envenenamento , animal mantido em lugar anti-higiênico, mutilação , utilização de animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse, agressão física a um animal indefeso, abandono , falha em procurar um veterinário para um animal doente etc.), não pense duas vezes. Vá à delegacia mais próxima para lavrar boletim de ocorrência ou, se preferir, compareça ao fórum para orientar-se com o Promotor de Justiça (Promotoria de Justiça do Meio Ambiente em SP:011-3119.9524) A Denúncia de maus tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal n.º 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais).


Preste atenção a esta dica: leve com você uma cópia do número da lei (no caso a 9605/98) e do art. 32, porque em geral a autoridade policial nem tem conhecimento dessa lei.


Assim que esse Policial ou Escrivão ouvir seu relato sobre o crime, a ele cumpre instaurar inquérito policial. Se, se negar a fazê-lo, sob qualquer pretexto, lembre-o que ele pode ser responsabilizado por crime de prevaricação, previsto no art. 319 do Código Penal (retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal). Leve esse artigo também por escrito naquele mesmo pedaço de papel. O Escrivão irá tentar barrar o seu acesso ao Delegado, mas faça valer os seus direitos, exija falar com o Delegado que tem o dever de te atender e o dever de fazer cumprir a lei.


Diga-lhe que você irá denunciá-lo ao Ministério Publico (Denúncia ao Ministério Público - Tel: RJ (0**21) 2261-9954 / SP (0**11) 6955-4352 ), aliás, carregue sempre esses telefones na sua carteira, porque ele sabe que o MP irá requisitar a abertura do inquérito para apuração do fato contra esse policial e, ainda, que você fará uma denúncia ao Secretário de Segurança Pública. Para tanto, anote o nome e a patente de quem o atendeu, o endereço da Delegacia, o horário, a data e faça de tudo para mandá-lo lavrar um termo de que vc esteve naquela delegacia para pedir registro de maus-tratos a animal. Se você estiver acompanhado de alguém, este alguém será sua prova testemunhal para encaminhar a queixa ao MP.


Se você tiver em mãos fotografias, número da placa do carro que abandonou o animal, laudo veterinário, qualquer prova, leve para auxiliar no seu B.O.


SAIBA QUE VOCÊ NÃO SERÁ O AUTOR DO PROCESSO JUDICIAL, QUE PORVENTURA FOR ABERTO A PEDIDO DO DELEGADO!! Preste atenção: O Decreto 24.645/34 reza em seu artigo 1º que : Todos os animais existentes no país são tutelados pelo Estado; e em seu artigo 2º - parágrafo 3º, que : Os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Público, seus substitutos legais e pelos membros das Sociedades Protetoras dos Animais. Isso quer dizer que não é você quem irá abrir um processo judicial. Uma vez concluído o inquérito par apuração do crime, o Delegado o encaminhará ao Juízo para abertura de ação, onde O Autor da ação será o Estado.


Se o crime for contra Animais Silvestres (Animal Silvestre: são todos aqueles animais pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente dentro dos limites do Território Brasileiro e suas águas jurisdicionais- fonte: www.renctas.org.br), pode também dar ciência às autoridades policiais militares, mas, em especial, à Policia Florestal, onde houver, ou, SE PREFERIR, ligue para o IBAMA (Tel: 0800-618080 - ligação gratuita "Linha Verde"). Tenham também em mãos o telefone do Disque-denúncia (2253-1177 ) que também recebe denúncias sobre maus-tratos, tráfico de animais, envenenamentos, trabalhos forçados, espetáculos que praticam abusos e maus-tratos ( circos, rodeios, brigas de cães e de galos etc... ).


A prefeitura de SP tem um site onde você pode fazer solicitações de seus serviços, incluindo denúncias contra maus-tratos. O site é: http://sac.prodam.sp.gov.br/. Uma outra dica também muito importante: Você sabia que as Associações de Bairro representam uma força associativa que pode provocar as autoridades na tomada de atitudes concretas em prol da comunidade? Pois é, com o advento da Lei 7.347,de 24.07.85, essas associações, qualificadas como entidades de função pública, podem ingressar em juízo na proteção dos bens públicos para preservar a qualidade de vida, inclusive com mandado de segurança(Constituição Federal,art.5º, LXX, "b") para a preservação desse bens e a fauna é um patrimônio público. Portanto, se o seu bairro estiver organizado em Associação, procure-a e peça que alguém o acompanhe até a Delegacia ou ao Fórum mais próximo.


Não se esqueçam também que o B.O. pode ser feito, dentro da Grande São Paulo, pela internet, através do site http://www.seguranca.sp.gov.br; basta preencher o B.O. na tela do computador e, em até 30 minutos, a Polícia entrará em contato para a confirmação das informações prestadas. A partir daí, o B.O. estará disponível para cópia via impressora.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Caixa higiênica auto-clean


Quando eu ouço o anunciante dizer que tal produto é “auto-clean”, logo desconfio, mas este realmente tem esta função. Após o gato deixar o “presentinho”, a máquina detecta e começa a limpeza com ação centrífuga, roda o globo, separa a areia peneirando-a, a areia fica em um compartimento e os detritos caem em uma gaveta que deve estar previamente com um saco de lixo. Assistam o vídeo para entenderem melhor o funcionamento da caixa

Um sofá ideal...









Os gatos adoram ter um lugar especial para as horas de descanso, e geralmente fazem isto no mesmo local e horário.
Este sofá foi feito especialmente para gatos de pequeno porte.

Um tanque de casinha




Gatos adoram se esconder, as vezes para nos pegar de surpresa e outras apenas para ter um descanso, sem que ninguém os perturbe.
Me lembro de ter em casa um caminhãozinho de madeira, e minha gata sempre durmia na caçamba, mas não era tão elaborado quanto os que vemos hoje em dia.
Achei estes “esconderijos” o máximo

Gatos de Perucas




Pode parecer uma coisa muito estranha esse título, mas é verdade.
Navegando em um site, deparei com uma estranha imagem e resolvi conferir.
E não é que a imagem era de um gato de peruca!
Por incrível que pareça não era montagem, tratava-se da Kitty Wig, uma peruca para gatos disponíveis em várias cores como rosa, vermelho, cores naturais entre outras. O acessório pode ser adquirido no exterior por US$ 50,00. Só me faltava essa mesmo …

Gatos fazem desfile de moda em hotel de NY

Gato desfila durante festa em hotel de Nova YorkO Hotel Algonquin,
em Nova York, foi palco de um desfile de moda de gatos na
última quinta-feira.
Além de arrecadar fundos para um grupo de protecção aos animais, o evento comemorou os 13 anos de Matilda, uma gata que vive no hotel.
Matilda é a nona gata do hotel desde os anos 1930, quando esta tradição começou. Além de festas de aniversário, ela também recebe cerca de 30 emails por mês.Croquetes de nomes como Miau-tini e Gatinha Rosa foram servidos por US$20 cada um aos convidados da festa.
A Liga Animal de North Shore, de Long Island, que irá receber os lucros do evento, ofereceu mais de uma dezena de gatos para a adopção no local.O Clube Felino de Westchester forneceu os gatos para o desfile, com roupas criadas pela companhia de moda para animais Meow Wear, de Nova Jersey.

Coleras Diferente


Para deixar seu bichano mais charmoso.
As antigas coleras estão com tudo...

Em diversas cores, com ou sem pinguente, e muito strass
Para torna-los mais gatos ou gatinhas.

Estas peças pertence á Pet Center Marginal.


quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Brinquedos Arranhadores




Nova coleção de arranhadores inéditos no mercado. Possui formas atrativas e materiais muito interessantes e resistentes que irão proporcionar bastante diversão aos gatinhos.


Retirado site:



Brinquedos para Gato





Os Canon que irei apresentar, são brinquedinhos que diverte e distrai seu amiguinhos.








O seu gato vai divertir-se com este peluche Jiji Love Camon.

Existem vários modelos: porco, elefante e rena








Canon Mecanico
Este brinquedos foram retirados dos site:
http://www.pixmania.com/brinquedos-para-gatos/ptpt1_124_2812_17750_0_0_0_00_sg.html



Caminhas






Para seu bichinho dormir sossegado e ter um otimo sonho.



Modelos de caminhas bem diferentes.





Esta peças forma retirada dos site:
http://br.geocities.com/camas_acessorios/


Introdução


Seja Bem Vindos!!!

Sou criadora de um gatinho chamado feijão. Hoje ele tem 04 mês.

E sou apaixonada por este felino.

O Feijão estava abandonado na rua, quando o encontrei.

Agora ele é o mais novo integrante da familia.


Neste blog irei ti mostar quantas coisas bacana existe para estes bichanos.



Aproveite!!!